Paulistano

Tipo
Apartamento
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Paulistano
Data do inicio do projeto
2017
Data de conclusão do projeto
2017
Localização
São Paulo, SP
Área
350m²
Fotógrafo
Christiano Maldonado

Sugestões

Paulistano

Um dos mais tradicionais clubes paulistanos, o Paulistano, no bairro dos Jardins, e também aquele que oferece uma das mais espetaculares vistas da cidade, especialmente quando contemplada a partir das amplas janelas deste duplex.

"Desfrutar ao máximo da paisagem, e, na medida do possível, traze-la para os interiores" foi uma das exigências de meu cliente, conta a arquiteta Fernanda Marques, que assina o projeto deste apartamento de 350 m2, lar de um pai solteiro, amante do surf, e de seus 3 filhos.

"Quem me procura na maioria das vezes tem na sofisticação sua principal motivação. Neste caso, no entanto, há um dado a mais. Há mais informalidade", considera Fernanda que, neste sentido, optou pela integração máxima entre todos os ambientes.

Fruto de uma verdadeira operação de retrofit, pouco da distribuição atual remete a original do imóvel. Na parte mais reclusa do apartamento ficam localizadas hoje as suítes e o home kids. Na área social, cozinha, espaço gourmet, living e home-theater.

Do ponto de vista estético, a atmosfera leve e suave e permanente. "Meu cliente queria algo clean, que deixasse o espaço leve. Assim me dediquei com afinco a garimpar peças vintage e integra-las a outras mais contemporâneas", explica a arquiteta.

Mas que ninguém espere deste projeto, no entanto, nada menos que um legitimo Fernanda Marques. Lá como em seus outros trabalhos, a sintonia com a arte se mantem e ganha contornos definidos em obras de Tomie Ohtake, Amilcar de Castro e Claudio Solferini.

Assim como a paixão pelo design, manifesta nos bancos Infinito, de aço inoxidável, que levam a assinatura da arquiteta e surgem em contraponto com a madeira que reveste a totalidade das paredes do closet. "Gosto de jogar com opostos. Do contraste entre o natural e o industrial, o frio e o quente. Nada mais atual", resume ela.

Principais fornecedores envolvidos neste projeto: AG Movelaria, Di Marmore, Wood Design, Foco Luz e Desenho, Parket.