Oskar

Tipo
Apartamento
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Oskar
Data do inicio do projeto
2016
Data de conclusão do projeto
2017
Localização
São Paulo, SP
Área
400m²
Fotógrafo
Fernando Guerra

Sugestões

Oskar

Estamos em uma das ruas mais charmosas e badaladas de São Paulo: a Oscar Freire, no bairro dos Jardins. Lar de um jovem casal, e de sua filha de três anos, que, desde o início, sabia bem o que queria em relação aos interiores de sua casa. "Uma proposta eficiente no funcionamento e de forte identidade", conta a arquiteta Fernanda Marques, autora do projeto deste apartamento de 400 m²

"Ela é empreendedora, independente. Ele, vendedor de helicópteros e aviões. Senti espaço para uma intervenção mais radical", afirma Fernanda que fundamentou o projeto em um grande desnível entre os ambientes que compõem a área social da casa: o living/sala de jantar e o escritório/home office. "De uma forma sutil, o rebaixamento delimita os dois setores, mas sem abrir mão da sobriedade e elegância", comenta ela.

Espécie de palco cênico, tendo como base cromática o cinza, presente nos revestimentos e estofados, a área social concentra verdadeiras preciosidades em termos de arte e design: foto preto e branco de Balleister, tela em vermelho intenso de Gabriela Costa, gravuras de Barsotti, escultura de parede de Marcelo Silveira, fotos de Luc Bresson e uma poltrona Vermelha, de Fernando e Humberto Campana. Entre outras peças dignas de nota.

Equacionada a parte social da casa, todas as atenções da arquiteta se voltaram para a área íntima da casa, que se conecta ao setor central por meio de um grande corredor que conduz à suíte do casal, de Bia, e da futura filha do casal. Neles, o ritmo suave da decoração se mantém. Tudo muito clean, com materiais agradáveis ao toque e tons claros. "Para agradar a todos", resume Fernanda.