Mostra Black 2011

Tipo
Mostra Black
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Garage Lounge
Data do inicio do projeto
2011
Data de conclusão do projeto
2011
Localização
São Paulo, SP
Área
150m²
Fotógrafo
Demian Golovaty

Sugestões

Mostra Black 2011

Fernanda Marques assina o Lounge Garagem na Hyundai Mostra Black.
Para a arquiteta Fernanda Marques, o termo Black está definitivamente ligado ao atemporal. É sempre o mesmo, mas muda o tempo todo. Atravessou décadas e é atual. Não poderia ser mais adequado, portanto, para definir uma mostra onde exclusividade é tudo.

"Nesta primeira edição, apresento minha abordagem do masculino. Sempre por meio de materiais contemporâneos, design e arte", conta ela. Lançando mão de uma arrojada estrutura de vidro, surge assim o Lounge Garagem: o único ambiente efetivamente construído de toda a mostra, com cerca de 150m². Um espaço multiuso onde um morador sofisticado encontra plenas condições para relaxar, trabalhar ou receber os amigos.

Ler um livro, compartilhar um bom vinho, ouvir boa música e acompanhar os jogos favoritos são outras atividades contempladas pelo espaço. Seja no home theater, no lounge ou no enorme bar, equipado com adega. Tudo em meio a muito verde e, tendo ao alcance das mãos, o melhor da tecnologia atual. "Procurei imaginar como seria o lugar imaginado por um homem que resolveu fazer de sua garagem o seu reduto", conta a arquiteta. Para tanto, o projeto procurou otimizar ao máximo o espaço disponível, através de um moderno gazebo de vidro, capaz de abolir os limites entre o externo e o interno.

"Resolvi também lançar o meu olhar sobre alguns ícones do mundo deles: motos, velocidade, praticidade, vontade de compartilhar momentos com os amigos. Acho que"eles" vão gostar", brinca Marques, que cita entre os destaques de seu projeto a fachada, revestida com adesivo de efeito 3D. Também os quadros vivos, imensas estruturas preenchidas por plantas, capazes de garantir privacidade visual e acústica à caixa de vidro, merecem ser observados com mais atenção. Já na parte interna, os pontos altos são a adega, equipada com iluminação colorida e, logo na entrada, o vanguardista banco em aço desenhado pela arquiteta.

Com inauguração prevista para o dia 20 de junho a mostra acontecerá em um casarão de 1500 m², no Jardim Europa, construído na década de 40 pelo arquiteto Jacques Pillon. A casa será totalmente reinventada pelos 14 profissionais convidados que criarão seus espaços partindo de suas interpretações pessoais sobre "O que ser Black?".