Miami

Tipo
Apartamento
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Miami
Data do inicio do projeto
2012
Data de conclusão do projeto
2014
Localização
Miami Beach - FL
Área
630m²
Fotógrafo
Max Zambelli

Sugestões

Miami

Viver à beira-mar ou como que flutuando, bem acima dele, tem sido um sonho acalentado por gerações de venezuelanos. Para eles, dispor de milhas de mar ao alcance dos olhos sempre ocupou o topo de qualquer lista de desejos. O que não significa, contudo, que cada casa de ou de frente para a praia não contenha humor e características próprias.

No caso deste apartamento, projetado por Fernanda Marques para atender a uma família venezuelana de seis membros, em Miami, a ênfase recaiu sobre dois elementos: leveza e sofisticação. O family room, por exemplo, além de espaço de sobra para acomodar as brincadeiras infantis, recebeu também uma pequena cozinha para entreter os adultos. Já a sala de banho do casal, com a sua abordagem marcadamente minimalista, conta com o toque fresco e tropical de uma parede verde, logo ao lado da banheira.

Arte e design. Dois elementos inseparáveis ​do trabalho da arquiteta brasileira, também estão bem representados por meio de uma balanceada combinação de obras de Jesus Soto, Leon Ferrari e Olafur Eliasson e móveis ícones desenhados por Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro e Jorge Zalszupin e confeccionados, sobretudo, em madeira. Material, aliás, que dá o tom a todo projeto de interiores, aparecendo com força no corredor interno, na forma de duas sinuosas divisórias ripadas, de perfil escultural, desenhadas pela arquiteta.

Por se tratar de um apartamento onde tantas obras assumem papel referencial, não surpreende que a iluminação tenha sido pensada com o objetivo primordial de propiciar boas condições de visualização, a qualquer hora do dia ou da noite. Assim, além da abundante luz natural que invade as fachadas envidraçadas do edifício, providenciais sancas acompanham todo o perímetro do apartamento.