Malibu

Tipo
Apartamento
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Malibu
Data do inicio do projeto
2008
Data de conclusão do projeto
2009
Localização
São Paulo - SP
Área
800m²
Fotógrafo
Tuca Reinés
Prêmios
Prêmio recebido pelo projeto Malibu

Sugestões

Malibu

Concluído 2009, este apartamento duplex de 800m², projetado em São Paulo para um jovem e empreendedor empresário, procura investir em soluções inovadoras e tecnológicas. No pavimento inferior, a ênfase foi valorizar os espaços sociais de forma a proporcionar a maior integração possível entre os ambientes, como acontece com a cozinha gourmet, que foi aberta para a sala de jantar. Da mesma forma, a escada e a caixa do elevador que acessam o pavimento superior foram propostos em vidro, com o objetivo de integrar o living ao home theater e à área externa, onde contamos com uma piscina arrojada, construída também em vidro, a partir de inúmeros estudos de superestrutura e redimensionamento de carga.

A caixa do elevador e os degraus da escada em vidro clear, também foram dois grandes desafio do projeto. O pavimento superior traz também uma passarela de vidro clear também, sustentada por uma estrutura metálica revestida em aço inox. No home theater, do pavimento inferior, a tecnologia marca presença em uma parede de aproximadamente 6m linear, equipada com vídeo wall touchscreen em sua totalidade.

No pavimento superior, temos ainda a suíte máster, os demais quartos e uma sala de fitness com equipamentos ultramodernos. A suíte máster foi privilegiada com vista para a piscina. O banho máster também foi ampliado, sendo transformado em uma sala de banho. No terraço externo, propusemos uma cobertura metálica com vidro retrátil, que, mesmo fechada, permite com que os ambientes sejam lavados de luz. O projeto de iluminação lançou mão de sancas, cortineiro iluminado e luminárias embutidas no forro de gesso, para proporcionar uma luz homogênea e bem distribuída. Em relação ao mobiliário, a ideia era de contar com peças de desenho marcante, masque fossem, ao mesmo tempo, capazes de se harmonizar ao conjunto. Seguindo o projeto, optamos por móveis, quadros e equipamentos de maior porte, proporcionais ao tamanho dos espaços, de linhas retas e contemporâneas, daí a a opção por móveis de design italiano. Couro, veludo, metal e vidro predominam. Entre os destaques, peças compradas em leilão em NY, como a poltrona dos Irmãos Campana e a poltrona em Aço inox curvado do designer Ron Arad.

Trata-se, em resumo, de um projeto essencialmente contemporâneo, que dispõe de sistema de automação de ponta, incluindo luzes automatizadas, orientadas conforme a luminosidade do dia: ao entardecer, com luzes ascendendo automaticamente, conforme programação; evitando desperdícios de energia.