Cuba Infinity para Roca

Tipo
Design de produto
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Cuba Infinity
Data do inicio do projeto
2019
Data de conclusão do projeto
2019
Prêmios
Prêmio recebido pelo projeto Cuba Infinity para Roca
Prêmio recebido pelo projeto Cuba Infinity para Roca

Sugestões

Cuba Infinity para Roca

Após ter participado do projeto "Impressões" a Roca, personalizando a cuba Living City em 2014, a arquiteta e designer paulistana Fernanda Marques colabora novamente com a marca espanhola.
Desta vez, criou a sua primeira coleção de cubas de cerâmica, que recebe o nome de Infinity, e explora a inovadora tecnologia ultra leve, desenvolvida pela empresa e que possibilita a obtenção de bordas arredondadas e paredes extremamente finas. "Trata-se de uma peça de desenho vigoroso, que imprime dinamismo, energia, mas não se impõe aos espaços. Pelo contrário, se harmoniza a eles", sintetiza Fernanda.

Além de permitir a construção de peças mais robustas, a tecnologia possibilita a obtenção de objetos mais ecológicos e leves. Assim, optei por acentuar a tridimensionalidade do desenho, ao mesmo tempo em que procurei destacar as possibilidades oferecidas pela matéria-prima", comenta Fernanda, que conseguiu imprimir á sua cuba o mesmo rigor e minimalismo que caracterizam seus projetos de arquitetura e de interiores.

Contrapondo linhas bem definidas e bordas arredondadas, o objeto ganhou duas versões: uma com saboneteira embutida á lateral, e a outra com o componente emergindo do interior da cuba, com área texturizada para evitar que o sabonete escorregue e, ao mesmo tempo, minimizar manchas.
Outro referencial do projeto, o elaborado estudo de cores, aponta para duas vertentes: o predomínio dos metalizados e o impacto criado pela contraposição de cores saturadas e superfícies brancas. A cuba foi ganhadora do premio Best In Show da Expo Revestir 2019.