Após ter participado do projeto “Impressões” a Roca, personalizando a cuba Living City em 2014, a arquiteta e designer paulistana Fernanda Marques colabora novamente com a marca espanhola.

Inovação em cerâmica: a primeira coleção de cubas de Fernanda Marques

Desta vez, criou a sua primeira coleção de cubas de cerâmica, que recebe o nome de Infinity, e explora a inovadora tecnologia ultra leve, desenvolvida pela empresa e que possibilita a obtenção de bordas arredondadas e paredes extremamente finas. “Trata-se de uma peça de desenho vigoroso, que imprime dinamismo, energia, mas não se impõe aos espaços. Pelo contrário, se harmoniza a eles”, sintetiza Fernanda.

Entre minimalismo e dinamismo: a arte da cubagem no mundo moderno

Além de permitir a construção de peças mais robustas, a tecnologia possibilita a obtenção de objetos mais ecológicos e leves. Assim, optei por acentuar a tridimensionalidade do desenho, ao mesmo tempo em que procurei destacar as possibilidades oferecidas pela matéria-prima”, comenta Fernanda, que conseguiu imprimir á sua cuba o mesmo rigor e minimalismo que caracterizam seus projetos de arquitetura e de interiores.

Contrapondo linhas bem definidas e bordas arredondadas, o objeto ganhou duas versões: uma com saboneteira embutida á lateral, e a outra com o componente emergindo do interior da cuba, com área texturizada para evitar que o sabonete escorregue e, ao mesmo tempo, minimizar manchas.

Premiação e reconhecimento: a excelência da cuba ‘Infinity’ na Expo Revestir 2019

Outro referencial do projeto, o elaborado estudo de cores, aponta para duas vertentes: o predomínio dos metalizados e o impacto criado pela contraposição de cores saturadas e superfícies brancas. A Cuba foi ganhadora do prêmio Best In Show da Expo Revestir 2019.