Coleção Serras para Breton

Tipo
Design de produto
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Coleção Serras
Data do inicio do projeto
2022
Data de conclusão do projeto
2022

Sugestões

Coleção Serras para Breton

Fernanda Marques, em parceria com a Breton, tem o prazer de apresentar a coleção de mesas Serras, a mais recente incursão da arquiteta paulistana pelos domínios do design, que, neste trabalho parte da observação da paisagem brasileira, para criar móveis capazes de circular com desenvoltura pelos mais diversos territórios. Residenciais ou corporativos.

Em Serras, Fernanda Marques lança um olhar atento e investigativo sobre dois aspectos essenciais à produção contemporânea de design: a materialidade e o artesanato. Tomada como matéria-prima primordial, a madeira determina a maioria das superfícies e a estrutura. Pontuando cada peça, mármore e metal, por sua vez, reafirmam a organicidade do desenho, criando áreas de destaque, mais ou menos funcionais.

Por meio de linhas assimétricas, desenho orgânico e inserções de materiais com texturas realçadas, os móveis tem como ponto de referência o relevo singular da Serra do Mar, trecho de floresta tropical, que separa os estados brasileiros de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ao todo, a coleção trabalha cinco tipologias — mesa de jantar, de centro, lateral, aparador e console —, que, por sua vez, se desdobram em múltiplas configurações, a partir de variações de estrutura, de tampos e insertos; de madeira, metal ou mármore. Sempre apresentadas em estado próximo ao bruto, valorizando a organicidade de suas constituições.

“Minhas visitas ao parque industrial da Breton me colocaram frente a frente com os mais variados materiais, mas procurei ir além. Penso que cabe ao designer despertar sempre um novo olhar sobre os materiais”, afirma a designer, que se propôs a imprimir a seus móveis uma textura e uma densidade quase dramáticas. Ou mesmo de submeter o latão a violentos golpes de martelo, capazes de deformar cada lâmina, determinando assim objetos únicos, mesmo considerando-se uma linha industrial de produção.