Banco Organic para Mekal

Tipo
Design de produto
Autor
Fernanda Marques
Nome do projeto
Banco Organic
Data do inicio do projeto
2013
Data de conclusão do projeto
2013

Sugestões

Banco Organic para Mekal

Em seu mais recente trabalho, a arquiteta e designer Fernanda Marques, em colaboração com a metalúrgica brasileira Mekal, especializada na produção de componentes em aço inoxidável, prossegue seus trabalhos de pesquisa visando aplicar o material na produção de móveis de desenho contemporâneo.

Mais que um banco, o Organic é um sistema de assentos, que parte das reflexões da arquiteta sobre a arte cinética, se prolongando através do espaço, a partir da utilização de uma ou mais unidades.

Concebido como uma peca única, cada um de seus componentes se encaixa, por meio de suas linhas sinuosas às suas unidades anterior e posterior, incorporando assim a ideia de movimento ao desenho final do móvel. Graças a sua constituição, o móvel pode ser usado dentro ou fora da casa, abolindo fronteiras entre interior e exterior.

Produzido sob medida, o Organic é composto por 07 módulos independentes e encaixáveis, cada qual pesando cerca de 20 kg. A rigor, coerentemente com o próprio conceito de projeto, não existem limitações quanto ao número de unidades que podem ser acopladas a cada peça.

Formado por lâminas de aço inox dobradas manualmente, com soldagem e revestimento internos em madeira mdf e acabamento exterior escovado; cada um de seus módulos traz impresso em seu desenho sua própria condição de continuidade.

Para a Mekal, metalúrgica responsável pela sua produção, foi a primeira vez que o aço, material de elevada resistência e uso quase que restrito ao setor construtivo foi empregado na fabricação de um móvel. “Eles nunca imaginaram ver o aço tratado como uma folha de papel, capaz de produzir dobraduras de grande efeito plástico”, afirma Fernanda Marques.

Para a arquiteta, poucos materiais são tão contemporâneos quanto o aço inox. Além de ser, entre os materiais usados na construção civil um dos que menos afetam o meio ambiente. “Ele é 100% reciclável, ou seja, após atingir o fim de uma longa vida de serviços ainda pode ser reutilizado infinitas vezes, sem perder a qualidade", conta Fernanda.